Carrinho de Compras
SOU REVENDEDOR
(11) 2141-4200
(11) 97336-2106





Contaminação do sistema hidráulico: Causas e soluções

06 set 2022
Categoria: Sem categoria

Inspección de sistemas hidráulicos con ultrasonido - sedisa | sedisa
Conheça agora as principais causas de contaminação do sistema hidráulico do seu trator e formas de solucionar esse problema.
A contaminação é um problema em todos os tipos de equipamentos hidráulicos. Quando o fluido hidráulico é contaminado riscos de danos graves aos sistemas hidráulicos aumentam consideravelmente, por isso, confira agora as principais causas e suas possíveis soluções.

 

Causas frequentes de contaminações do sistema hidráulico

 

Para lidar efetivamente com a contaminação, é importante conhecer suas principaisfontes. Por isso, veremos abaixo (com maiores detalhes) os seis principais tipos de contaminação hidráulica.

 

São elas:

 

Além disso, também discutiremos de onde elas vêm, o que podem fazer e como podem ser controladas.

 

Os 6 maiores vilões da contaminação do sistema hidráulico

 

Abaixo estão listadosos 6 maiores causadores de contaminação do sistema hidráulico para que você fique por dentro do assunto e consiga observar a tempo e reparar o seu.

 

 

Contaminação injetada

 

Todos os novos equipamentos e componentes como motores de comando final, bombas e outros, terão algum tipo de contaminação introduzida.

 

Esse tipo de contaminação nada mais é do que a que sobra do processo de fabricação ou montagem, onde esse resto de processo de fabricação, acaba por contaminar o sistema hidráulico.

 

A contaminação injetada pode assumir várias formas diferentes, incluindo:

 

 

De maneira mais simples, contaminação é tudo o que não pertence ao fluido hidráulico, logo todos esses exemplos seriam considerados contaminação do sistema hidráulico e podem afetar a eficiência de sua máquina.

 

Esse modo de contaminação é o motivo pelo qual alguns especialistas recomendam que você lave o sistema hidráulico ao instalar novos componentes ou quando uma máquina passou recentemente por uma revisão.

 

Manter o sistema limpo, bem como seus filtros são a melhor maneira de manter a contaminação interna de dentro da normalidade, sem evitar danos e riscos ao equipamento.

 

Contaminação Gerada

 

Onde o próprio sistema hidráulico em funcionamento acaba por gerar contaminação.

A contaminação gerada inclui partículas de metal muito finas, semelhantes a poeira.

 

Essas micropartículas resultam do contato com o metal (especialmente durante o período de amaciamento de um componente).

 

Com o tempo, o tamanho das partículas pode aumentar, como um pedaço de metal. Esse tipo de contaminação também pode incluir partículas de vedação de borracha ou polímero que já estejam se desgastando.

 

Com o tempo, esse tipo de contaminação acarretaráperda de eficiência e produtividade de seus componentes hidráulicos e cada partícula de contaminação gerada, provavelmente, produzirá ainda mais contaminação em um perigoso efeito dominó.

 

Este tipo de contaminação não pode ser evitado, mas pode ser mantido sob controle com o uso adequado de filtros.

 

Ar

 

Se o fluido hidráulico parece estar espumoso, muito provavelmente ele pode estar contaminado com ar.

 

O ar não faz bem ao fluido hidráulico principalmente afetando sua compressibilidade.

 

A contaminação dada pelo ar pode também, afetar a eficiência do maquinário, entre eles o torque de sua transmissão final e o tempo de ciclo de seus implementos.

 

A melhor maneira de minimizar a contaminação do ar é simples: Não expor desnecessariamenteo sistema hidráulico ao ar e não deixar seus recipientes de armazenamento de fluido hidráulico abertos.

 

Água

 

A água também pode ser um grande problema para o fluido hidráulico, pois,além de afetar a compressibilidade, conta com o agravante de que pode causar problemas de corrosão.

 

Ela também prejudica a capacidade do fluido hidráulico de atuar como lubrificante e ainda levar à formação de iodo.

 

Se o fluido do seu maquinário parecer leitoso, provavelmente está contaminado com água.

 

Uma maneira de evitar essas situações é não deixe o fluido hidráulico aberto e exposto à atmosfera onde pode absorver umidade.O fluido hidráulico não utilizado deve sempre ser mantido em recipientes selados.

 

Contaminação Química

 

Outro tipo comum de contaminação hidráulica é a contaminação química e uma das principais causas da contaminação química é a degradação natural do próprio fluido hidráulico.

 

Com o tempo, os produtos químicos que compõe o fluido hidráulico se dividem em outros componentes, sendo que nem sempre eles serão benéficos para o sistema hidráulico.

 

O excesso de calorpode acelerar esse processo. Se dois fluidos hidráulicos diferentes forem misturados e seus aditivos não forem compatíveis, podem ocorrer reações que também resultam nesse tipo de contaminação.

 

Inclusive, esta é uma das principais razões pelas quais você não deve misturar diferentes tipos de fluido hidráulico.

 

Em todo caso, verificar a periodicidade para trocas do fluido é uma maneira bastante simples de evitar problemas desse tipo. Troque-o de acordo com as orientações do fabricante, conforme manual do usuário.

 

Contaminação de Partículas Injetadas

 

Contaminação de partículas injetadas é bastante similar à contaminação gerada, mas nesse outro caso as partículas vêm da parte externa do sistema, diferentemente da contaminação gerada.

 

A contaminação de entradainclui poeira, lama, sujeira, areia egeralmente, a entrada ocorre no sistema hidráulico quando é aberto para reparo ou manutenção ou através de vedações com vazamento.

 

Se os fluidos estão vazando, há o risco de contaminação por entrada.

 

Evite este tipo de contaminação abrindo seu sistema hidráulico em qualquer lugar que não seja um ambiente limpo e preparado.Antes da abertura, certifique-se de que a parte externa esteja limpa, para que nada caia dentro do sistema hidráulico.