Carrinho de Compras
SOU REVENDEDOR
(11) 2141-4200
(11) 97336-2106





Engrenagem para máquinas pesadas: Conheça os três tipos mais comuns do mercado.

13 abr 2023
Categoria: Sem categoria

Engrenagem de dentes helicoidais x engrenagem de dentes retos: veja | A Voz  da Indústria

Saiba mais sobre a engrenagem das suas máquinas pesadas. São três tipos principais no mercado, que você precisa conhecer!

O que é uma engrenagem e como funciona?

 

De maneira geral, as engrenagens funcionam na transmissãodo movimentode um eixo rotativo a outro, com uma rotação motora através de dois cilindros, que podem se tocar interna ou externamente. Ou ainda, a rotação pode se dar entre um eixo rotativo e um trilho, que consiste em transformar o movimento de rotação em movimento de translação.

 

Ou seja, todas as engrenagens, independentemente do tipo,possuem esse papel de transmitir a potência que está sendo aplicada de uma engrenagem para a outra. Essa transmissão tem o intuito de movimentar a outra parte da máquina, podendo aumentar ou diminuir a intensidade dessa mesma forçae isso pode se dar por diversas maneiras.

 

Abaixo citaremos os três tipos mais comuns de engrenagem com aplicação para maquinário pesado.

 

Cônica de dentes hipóides

 

Essas engrenagens hipóides estão inseridas nas engrenagens cônicas, porém elas têm algumas particularidades que apresentam vantagens sobre as outras.

 

A principal vantagem se dá pelo fato da engrenagem hipóideter os eixos descentralizados, ou seja, a linhas dos eixos não se encontram. Isso permite uma margem de translação do eixo da segunda engrenagem, que é compacto e pode ser usado em espaços limitados.

 

Como as hipóides possuem dentes longos, logo há um aumento naturalda cobertura dentada, dando assim uma vantagem a ela sobre as demais engrenagens.Até por isso as engrenagens hipóides conseguem transmitir mais torque do que engrenagens helicoidais simples no mesmo espaço, por exemplo.

 

Particularidades da engrenagem hipóide:

A particularidade desse tipo de engrenagem se dá pela separação dos eixos, que causa um deslizamento adicional dos dentes e gera maior quantidade de calor, o que obriga o uso de óleos lubrificantes especiais, que são os de alta viscosidade e devem ser aplicados periodicamente.

 

Importante ressaltar que, como nas engrenagens cônicas de dentes espirais, as hipóides aguentam cargas maiores, até maiores do que as espirais, porém são utilizadas para baixas velocidades.

 

Nesses casos, a engrenagemhipóide têm algumas aplicabilidades em comum com a engrenagem cônica helicoidal, porém é melhor utilizada em casos de cargas maiores e em casos onde precise se adaptar a alguma particularidade.

 

Exemplo de aplicabilidade da engrenagem hipóide:

Para o sistema de transmissão do carro se utiliza a engrenagemhipóide, por ser um sistema silencioso e muito por conta da propriedade de descentralização dos eixos. Além dos carros, também são usados em tratores e caminhões de grande porte e pesos maiores.

 

Cônica de dentes helicoidais

 

A engrenagem cônica de dentes helicoidais, assim como também acontece na cilíndrica, possui diferenças claras em relação à reta.

 

Sua forma permite um maior aproveitamento da energia que é oferecida ao sistema de engrenagem. Os dentes, por serem inclinados e maiores, aumentam a eficiência e diminuem os ruídos.

 

Muito importante frisar que, por conta de ser helicoidal, ela consegue transmitir grandes cargas e altas velocidades e, por conta disso, deve ser feita de material resistente, que suporte o impacto que uma engrenagem irá receber da outra, de maneira a certificarsua segurança e durabilidade.

 

Conforme dito, esse é um dos tipos mais comuns de engrenagens utilizados em máquinas com sistemas que suportemgrandes cargas. Transmissões que precisam de sustentação da carga e velocidades de transmissão elevadas, também se podem utilizar essa engrenagem.

 

Cremalheira

 

Aengrenagem cremalheira consiste em um mecanismo simples, mas de múltiplas aplicações.

 

Para se ter uma ideia da versatilidade, podemos encontrar a engrenagem cremalheira em uso, desde elevadores de obras até na utilização em condomínios.

 

Essa engrenagem é geralmente usada em operações que precisam de um controle de um operador, já que este poderá controlá-las por um sistema onde é possível acionar e desligar a atividade da engrenagem.

 

Outros tipos de aplicabilidade da engrenagem cremalheira:

 

Também encontramos esse tipo de sistema nas seguintes aplicações:

 

 

Assim, podemos perceber que esse tipo de engrenagem, apesar de ser simples, tem muitas aplicações e utilidades no mercado.